O exame de glicose, também chamado de exame de glicemia, é um teste laboratorial usado para medir os níveis de açúcar no sangue, muito usado para o diagnóstico e acompanhamento de diabetes.
Qual a importância do exame de glicose?
Estima-se que mais de 460 milhões de pessoas, entre 20 e 79 anos, possuem diabetes em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que a proporção é de 1 a cada 11 e a perspectiva é que esse número continue a crescer.
De acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento de 60% no diagnóstico da doença no Brasil, com cerca de 8,9% diabéticos. Além disso, calcula-se que 50% das pessoas com diabetes desconheçam o diagnóstico.
Muito disso, deve-se à falta de cuidados com a saúde, visto que muitas pessoas negligenciam a importância dos exames de rotina e o acompanhamento médico. Ademais, a diabetes é uma doença silenciosa e, em grande parte dos casos, o aparecimento de sintomas já é sinal de um estado avançado.
A alta taxa de glicose no sangue pode provocar falência nos órgãos, dificuldades na circulação, cegueira e até necessidade de amputação dos membros inferiores. Pacientes com diabetes também são mais suscetíveis aos ataques cardíacos e derrames.
Por isso, o exame de glicose deve ser feito com periodicidade, para diagnóstico precoce e tratamento efetivo contra a diabetes.
Como é feito o exame de glicose?
O exame de glicose é realizado a partir de um teste de sangue comum. Para a coleta, recomenda-se que o paciente fique de 8 a 12 horas em jejum.
O procedimento é simples, mas dependendo das recomendações, é necessário aprofundar a análise com exame de glicose pós-prandial, um teste que verifica a qualidade da secreção de insulina após uma carga de glicose, sendo recomendado para perceber a quantidade de calorias que um indivíduo absorve.
Nestes casos, o indivíduo deve realizar o jejum normalmente, coletar o sangue e, posteriormente será dispensado para uma refeição reforçada, sem retirar ou acrescentar nenhum alimento.
Depois de 2 horas, é preciso voltar ao laboratório para uma nova coleta de sangue. É importante que o exame de glicose pós-prandial seja realizado no mesmo dia.