Como funciona o Exame Protoparasitológico de Fezes (EPF)
O Exame Protoparasitológico de Fezes, comparado com outros métodos, é barato, de fácil execução e não-invasivo, constituindo-se uma ferramenta para diagnóstico de certeza, permitindo o encontro de uma das formas do parasito nas fezes. Em contrapartida, o desempenho do microscopista e a escolha do(s) método(s) de exame de fezes executado(s) têm relação direta com a eficiência do exame.
No EPF são pesquisadas as diferentes formas parasitárias que são eliminadas com as fezes, ou seja, ovos e larvas de helmintos, trofozoítos, cistos e oocistos de protozoários.
No Brasil, as parasitoses intestinais constituem importante problema de saúde pública, tendo em vista sua elevada prevalência e os sintomas que podem ocasionar. Especial atenção deve ser dada às crianças, pelo fato de as parasitoses intestinais poderem interferir no seu desenvolvimento físico e mental.
Fatores como saneamento básico, condições socioeconômicas, educacionais e climáticas, aglomeração populacional e hábitos da população influem na prevalência das enteroparasitoses.
No Brasil, a prevalência dessas parasitoses continua alta e os dados são fragmentados ou mesmo inexistentes para algumas regiões.