Colesterol

Para muitos, o excesso de gordura é apenas uma questão de estética. No entanto, o acúmulo de tecido adiposo vai muito além da aparência. O nível elevado de lipídios é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares — que, por sua vez, são a principal causa de morte no mundo. Sendo assim, para evitar complicações é imprescindível controlar os níveis de colesterol.

Mas afinal, o que é o colesterol? Neste artigo, explicamos o que os compõe, como diferenciá-los e como controlar seus índices. Aproveite a leitura e tire suas dúvidas!

Colesterol: o que é?

A gordura faz parte da composição corporal e o tecido adiposo apresenta funções essenciais, tais como a manutenção da temperatura e a reserva de energia. As células que compõem esse tecido são chamadas adipócitos e são preenchidas por gotículas de gordura.

Mas, não há apenas um tipo de lipídio no corpo. Além das células adiposas, existem:

  • ácidos graxos;
  • fosfolípides;
  • triglicérides;
  • colesterol.

Os ácidos graxos são as formas mais simples de lipídios. A função deles é liberar energia para as células, após passar por uma série de reações. Eles podem se encontrar na forma saturada ou insaturada, de acordo com a quantidade de ligações entre suas moléculas.

Doenças causadas pelo colesterol alto

O excesso de lipídios circulantes pode causar danos nas paredes dos vasos sanguíneos. Isso resulta no acúmulo de gordura e de outros elementos, gerando uma placa chamada ateroma. A placa de ateroma retrata a doença aterosclerótica.

Se uma placa cresce o suficiente, ela pode ocluir a passagem de sangue no vaso. Se isso ocorre nas coronárias, por exemplo, responsáveis por irrigar o coração, não chega suprimento sanguíneo no órgão. Essa condição é conhecida como infarto do miocárdio. Por outro lado, se a oclusão acontece em uma artéria cerebral, ocorre um acidente vascular cerebral (AVC).

plugins premium WordPress