Albumina é a proteína mais abundante no plasma. Sintetizada pelas células do parênquima hepático, tem meia vida de 15 a 19 dias. Sua função primária é manter a pressão coloidosmótica do plasma. Níveis elevados podem ocorrer na desidratação aguda sem significado clínico.Normalmente espera-se uma razão albumina/globulina maior ou igual a 1.Resultados baixos ocorrem na cirrose, glomerulopatias, sarcoidose, doenças granulomatosas, colagenoses, infecções agudas, caquexia, queimaduras e doenças inflamatórias intestinais.
O exame da albumina é feito para avaliar os níveis de albumina circulantes no sangue, sendo útil para avaliar o estado nutricional da pessoa e identificar possíveis problemas renais ou hepáticos.
A albumina é a proteína presente em maior concentração circulando no sangue e é produzida no fígado. Essa proteína é necessária para transportar hormônios e nutrientes pelo corpo e para regular o pH e manter o equilíbrio osmótico do organismo, o que acontece por meio da regulação da quantidade de água no sangue.