O que é HIV1+2?
HIV é a sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana. Existem duas variantes para o HIV: o HIV1, que é o mais comum, e o HIV2. Os dois vírus são similares na transmissão e podem levar o paciente a desenvolver a AIDS, a síndrome da imunodeficiência adquirida, caso não sejam tratados de forma adequada.
Para que serve o Exame Hiv1+2?
O teste HIV1+2 é realizado para saber se o paciente já teve contato com as duas variantes do vírus HIV – o HIV1 e o HIV2 para que, caso o resultado seja positivo, ele possa ser encaminhado para a realização de exames complementares ou mesmo para o tratamento do HIV.
De modo geral, o exame HIV1+2 é realizado em pacientes com suspeita de infecção pelo HIV ou mesmo em pacientes que tiveram relações sexuais sem proteção e fizeram o uso de agulhas compartilhadas. Em gestantes, o exame HIV1+2 é realizado comumente e mesmo sem sintomas, para diminuir os riscos de infecção do bebê pelo HIV caso a mãe esteja infectada.
Como é feito o exame HIV1+2?
O exame HIV1+2 é um exame laboratorial feito por meio da análise de uma amostra de sangue venoso coletada, geralmente, do braço. A coleta é simples e rápida. Após a coleta, o sangue será enviado para o laboratório.